Eletrocardiograma

O Eletrocardiograma (ECG) faz um registro gráfico das atividades elétricas do coração.Para isso, placas capazes de captar o fluxo elétrico (os eletrodos) são colocadas nas pernas, braços e tórax e os sinais são enviados ao eletrocardiógrafo. A interpretação dos dados revela o ritmo do coração, seja em sua normalidade, seja nas suas alterações de ritmo batidas rápidas, lentas ou irregularidades e a seqüência em que elas acontecem.
O exame está disponível em tempo integral. Durante o exame o aparelho é manipulado por técnicos, enquanto o médico se ocupa primordialmente do paciente.

Horário de Atendimento por Ordem de Chegada

Holter de 24 horas

O Eletrocardiograma de longa duração – Holter de 24 horas é um exame complementar que é utilizado para avaliar a presença de arritmias cardíacas (distúrbios do ritmo cardíaco) tanto para mais (taquiarritmias) como para menos (bradiarritmias), bem com irregularidades no ritmo (extrassístoles). Além disso pode colaborar na investigação de isquemia miocárdica – falta de oxigênio no músculo cardíaco (angina). Este exame é indicado quando o paciente apresenta palpitações, tonturas, desmaios, dor no peito, ou mesmo quando nada sente e o médico percebe alterações durante o exame clínico. É mais útil quando os sintomas ou alterações acontecem numa frequência maior, diária preferencialmente.

Horário de Atendimento por Ordem de Chegada

Ecocardiograma com doppler a cores

O exame é utilizado para mostrar a estrutura do coração através de imagens geradas por ultra-som. O médico pode identificar alterações no tamanho das câmaras e do músculo cardíaco, defeitos nas válvulas e outros. Método diagnóstico utilizado para avaliar as funções de diferentes órgãos:

  • Artérias carótidas e vertebrais
  • Artérias renais
  • Aorta e ilíacas
  • Artérias e veias periféricas
  • Coração (ecocardiograma)

Horário de Atendimento por Ordem de Chegada

Ecocardiograma Transesofágico

É o exame indicado para pacientes com Fibrilação Atrial, o tipo mais freqüente de arritmia cardíaca sustentada e uma das principais causas de Acidente Vascular Encefálico.
O exame revela a existência ou não de coágulos no coração, informação de extrema importância para que o médico possa definir a conduta terapêutica ideal para cada paciente. O Ecocardiograma Transesofágico também é aplicado como método auxiliar durante cirurgias cardíacas.

Horário de Atendimento por Ordem de Chegada

MAPA (Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial)

É o holter que monitora a pressão arterial. O dispositivo tem um sensor acoplado a um manguito, semelhante a um aparelho de pressão convencional, colocado no braço e junto ao corpo e que infla em intervalos programados. O uso do aparelho por 24 horas permite determinar a eficácia de medicamentos em pacientes hipertensos ou avaliar
as alterações da pressão arterial sem as interferências involuntárias que podem acometer o paciente durante uma consulta médica.

Horário de Atendimento por Ordem de Chegada

Instruções para realização do exame de mapa

Devera Comparecer á clinica na data e hora marcada para colocação do aparelho; Venha banhado, Vista camisa ou blusa de mangas largas, preferencialmente com botões á frente; Esteja no local determinado para o exame pelo menos 15 minutos antes; Manter o braço em repouso durante o tempo das medidas;

Cuidados com o equipamento:

– Mantê-lo a salvo de poeira, fogo, gelo, água etc…
– Banho em hipótese alguma durante o período em que estiver com o aparelho;
– À noite, pode-se retirar o monitor do cinto e colocá-lo sob o travesseiro;
– Cuidado para não se deitar sobre o braço que está com o manguito.

Preencher o verso do diário colocando no mínimo as seguintes informações

– Horários de almoço, jantar, em que dormiu e acordou;
– Se sentir alguma coisa, anotar o horário e o que sentiu;
– Se você esta usando medicamentos, não se esqueça de tomá-los nos horários certos e anotar no diário (procurar trazer os remédios que utilizou para anotações);
– Não retire o manguito de braço em hipótese nenhuma;
– Em caso de necessidade urgente, comunique-se com o médico.

Teste Ergométrico

É um exame essencial na estratificação de risco coronariano. Realizado em esteira, mostra o desempenho do coração durante um protocolo de esforço dirigido pelo médico. Sendo um teste de ação, deve ser realizado em ambiente que contemple qualquer intercorrência, tendo-se à mão todos os equipamentos necessários de ressuscitação cardio-pulmonar.

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO EXAME
1.Chegar ao local 15 minutos antes; 2.Trazer o pedido de solicitação de seu médico; 3.Trazer um ECG convencional de repouso; 4. Alimentar-se até 2 horas antes do início do teste; 5. Evitar abusos e excessos na noite anterior; 6. Dormir de 6 a 8 horas da véspera para o dia do exame; 7. Evitar o uso de sedativos; 8. Não fumar até 4 horas do início do teste; 9. Evitar qualquer tipo de atividade física no dia do teste; 10.Trazer uniforme apropriado para exercício: bermuda, tênis; 11.Comunicar qualquer anormalidade em seu estado de saúde nas últimas 24 horas.